Odontopediatria

Odontopediatria

Odontopediatria é a área da medicina dentária dedicada à saúde oral das crianças e adolescentes e tem como objetivo garantir que os pacientes atinjam a idade adulta com uma dentição saudável, estética e funcional e, ainda, que a possam conservar ao longo da vida. Um tratamento precoce promove as condições normais para um crescimento e ótimo desenvolvimento. O êxito do tratamento odontopediátrico não é apenas a realização do mesmo, mas, também, conseguir uma atitude positiva e responsável da criança pela prevenção e manutenção da saúde oral.

A primeira consulta deve ser feita assim que nasce o primeiro dente, para que os pais sejam informados dos cuidados que devem ter com os dentes do seu filho.

É importante saber que os dentes de leite, apesar de temporários, têm a mesma importância dos dentes definitivos. Permitem o  desenvolvimento da fala da criança, têm obviamente uma função estética e garantem a criação de espaço para os dentes definitivos e seu alinhamento. São, portanto, fundamentais no desenvolvimento das crianças. Para além dos tratamentos, promovemos, em conjunto com os pais, pedagogia nos hábitos de higiene oral e desenvolvemos medidas de medicina dentária preventiva. As cáries dentárias nas crianças surgem essencialmente por deficiências na escovagem dos dentes, em especial nos sulcos dos molares. Para prevenir que se desenvolvam cáries, a criança deve frequentar a cada 6 meses o Médico dentista para uma limpeza completa e se necessário aplícação de selantes de fissuras, que correspondem à colocação de uma camada de resina sobre a face de mastigação dos dentes, protegendo-os das agressões bacterianas.