Ortodontia

Ortodontia

Preventiva e corretiva

A ortodontia é uma especialidade da medicina dentária que tem como objetivo corrigir a posição dos dentes e dos maxilares, normalizar os contatos entre os dentes e melhorar a estética dentária.


O tratamento ortodôntico é realizado através de forças exercidas nos dentes por um aparelho dentário que deve ser selecionado de acordo com o diagnóstico efetuado. São estas forças que vão permitir efetuar a correção ou alinhar a posição dos dentes.


Em relação à duração do tratamento, este pode ser variável dependendo do caso, variando habitualmente entre 1 a 3 anos (de 12 a 36 meses).

Dentes desalinhados não é só uma questão estética

Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente podem perder-se precocemente. Podem, também, causar um stress adicional aos músculos responsáveis pela mastigação, o que pode provocar dores de cabeça, síndrome da articulação temporomandibular e dores na região do pescoço, ombros e das costas.

Tipos de aparelho ortodôntico

Há aparelhos removíveis, fixos e transparentes.

Aparelho Ortodôntico removível

Aparelho ortodôntico removível. São geralmente utilizados em crianças, sobretudo até aos 12 anos.

Aparelho Ortodôntico fixo convencional

O modelo mais comum indicado para tratamento do desalinhamento dos dentes, corrigindo a posição da arcada. Sua estrutura é de material metálico, bandas, arcos e ligaduras ortodônticas (borrachinhas), habitualmente é controlado mensalmente para substituição dos arcos e elásticos.

Aparelho Ortodôntico Autoligado (Damon System)

O sistema Damon elimina a necessidade de utilizar a mecânica tradicional que pode requerer extrações de forma mais frequente. O sistema Damon utiliza menores forças de ligado, reduzindo ao mínimo a fricção. Desta forma as modalidades de tratamento mais eficientes são facilitadas e em consequência poderá proporcionar aos seus doentes um tratamento rápido e cómodo com menos consultas, sua higienizarão é muito mais fácil que os aparelhos convencionais.

Aparelho Ortodôntico Invisalign®.

O tratamento Invisalign é uma forma praticamente invisível de corrigir os seus dentes. Utilizando tecnologia avançada de imagens de computador em 3D, é concebido uma série de alinhadores transparentes feitos à medida dos seus dentes para os mover pouco a pouco. Cada alinhador é usado durante cerca de duas semanas antes de ser substituído pelo alinhador seguinte da série, movendo gradualmente os dentes até à posição final projetada. O tempo de tratamento depende das suas necessidades específicas.

Principais vantagens do aparelho dentário invisível

O aparelho dentário invisível não tem elementos de metal que possam magoar ou causar irritação na boca.


Com Invisalign, pode manter uma excelente higiene oral devido à facilidade em remover e recolocar os alinhadores. Continue a fazer a escovagem e restante rotina de higiene sem inconvenientes. Basta retirar o alinhador, lavar os dentes, passar o fio dentário e voltar a colocar o alinhador.


Com o Invisalign, pode comer e beber o que quiser durante o tratamento.


Quem pratica exercício físico, sobretudo o que envolve contacto, será capaz de manter a sua atividade durante o tratamento. Basta retirar o aparelho antes do treino e voltar a colocá-lo depois para manter a sua ação terapêutica.


O aparelho dentário invisível permite que alinhe o seu sorriso sem nenhuma alteração estética marcante. Faça o tratamento com a máxima discrição, já que o Invisalign é totalmente transparente. Ninguém reparará que está a usar um alinhador.




É preciso atenção redobrada com a higiene oral

Durante o período do tratamento com o aparelho ortodôntico, a boca está repleta de acessórios como braquetes, fios e bandas. Dessa forma, manter uma boa higiene Oral torna-se mais importante e, consequentemente, mais difícil. No entanto, se a saúde dos dentes e da gengiva é ignorada durante o tratamento, ele se torna mais demorado e pode até ser comprometido, pois o acúmulo de placa de resíduos alimentares dificulta o processo de movimentação dos dentes.


É comum o paciente achar que o aparelho ortodôntico provoca cáries. Isso não é verdade. Uma higiene oral inadequada resulta na descalcificação (manchas brancas e opacas) do dente e na gengivite (inflamação da gengiva) que pode até se desenvolver e levar a perda óssea.

Uma higienização eficaz exige tempo! Por isso é importante certificar-se de que todas as partes dos dentes, do aparelho e os espaços entre eles estejam limpos. Além disso, durante o tratamento ortodôntico, é necessário agendar consultas periódicas (semestrais) para uma profilaxia, a fim de manter os dentes e gengivas saudáveis.

Volte a sorrir! Preencha o formulário abaixo para solicitar o agendamento de uma avaliação!

    Seu nome (obrigatório)

    Serviços disponíveis (obrigatório)

    Seu número de telefone (obrigatório)

    Assunto

    Selecione a data

    Iniciar (obrigatório)

    Fim (obrigatório)

    © Volte a Sorrir. Todos os direitos reservados.
    Rua Luis de Camões nº 17 1º andar 2900-446, Setúbal